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DIA INTERNACIONAL DA MULHER: É TEMPO DE CUIDAR DA SUA SAÚDE!

5 de março de 2021

1. Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é primordial. Mas para a mulher, esse fator tem uma grande importância considerando o alto risco para doenças como o aumento do colesterol e sobrepeso. Além disso, uma alimentação saudável é essencial para o controle do organismo feminino e o equilíbrio na gestação.

2. Cuide da sua saúde mental

A genética feminina junto com a flutuação hormonal do corpo tende a ser bem mais suscetível ao desenvolvimento de doenças como a depressão, por exemplo, além de também influenciar em fatores como o estresse. Por isso é tão importante que as mulheres cuidem de sua saúde mental e busquem ajuda de profissionais da saúde sempre que necessário.


3. Converse sobre sexualidade

Sexualidade feminina é um tema complexo que gera muito tabu, mas é também de extrema relevância visto que a mulher encontra desafios em todas as etapas de sua vida. Primeiro na puberdade, depois no início da vida sexual, na menopausa, até na posteridade. Ou seja, durante toda sua vida, é importante a mulher conversar abertamente para entender melhor como lidar com o conjunto de aspectos que envolvem esse tema: prazer, amor, biologia humana, cultura etc.

4. Realize exames de prevenção

Exames de prevenção e de rotina devem ser realizados por toda a vida da mulher. Eles são superimportantes para identificar doenças pré-existentes e para evitar complicações futuras. Os exames de rotina mais importantes são os de verificação do índice glicêmico, do colesterol, triglicerídeos, creatina, TGO e TGP e hemograma. Além desses, existem dois exames de prevenção que devem fazer parte dos cuidados de toda mulher: o Papanicolau e os exames de mamografia.

5. Escolha conscientemente seu método contraceptivo

Antes de escolher seu método contraceptivo, avalie bem todas as opções que existem hoje, assim como qual é a mais indicada para você. Hoje existem várias formas de prevenção, que podem ajudar a mulher a planejar quando, como e se vai querer ter filhos. As formas de prevenção também podem auxiliar na regulamentação do organismo, assim como prejudicá-lo. Por isso é tão importante escolher conscientemente.

6. Busque ajuda em caso de violência

Você sabia que mais de 500 mulheres são agredidas fisicamente por hora no Brasil? Esse número é muito alto e quem passa ou convive com alguém nessa situação precisa buscar ajuda em casos de violência. Nem sempre isso é fácil, mas é muito necessário! Converse com pessoas de confiança e busque algum órgão mais próximo a você, para te auxiliar.

7. Planeje uma gestação saudável

A gestação saudável já começa durante o seu planejamento. Pensar e planejar sobre isso, contribui para práticas sexuais mais saudáveis, assim como o preparo do organismo da mulher e na pós-recuperação.

8. Se exercite!

Os exercícios são fundamentais para a prevenção de diversas doenças. Lembrando que a atividade física vai muito além de cuidar da beleza. Exercícios protegem seu coração, melhoram sua circulação, saúde óssea e mental. Além de darem disposição para suportar a rotina corrida que todos temos. Está desanimada e indisposta? Saia do sofá e exercite-se com regularidade. Você vai notar a diferença muito em breve, inclusive nos sintomas da TPM!

Neste Dia Internacional da Mulher, nosso conselho é: cuide da sua saúde, pois ela é seu maior bem!

Fonte: Paraná Clínicas

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