Contato Lojas

Blog

COMO MONTAR A SALA DE JANTAR PERFEITA

15 de março de 2021

Se no passado a sala de jantar era o local menos frequentado da casa, reservado apenas para ocasiões especiais, hoje ela tem se tornado cada vez mais popular. Esse espaço é ideal para receber familiares e amigos, mas, para isso, precisa ser decorado da maneira correta, oferecendo conforto, beleza e praticidade.

As peças básicas de uma sala de jantar são a mesa e as cadeiras, isso todo mundo sabe. Mas escolher os móveis do tamanho e formato certos para o ambiente, além de complementos como aparadores, espelhos e luminárias, podem transformar a sala de jantar em um lugar onde a conversa flui e as pessoas vão ficando… Para você acertar na hora de mobiliar e decorar sua sala de jantar, reunimos algumas dicas valiosas. Confira:

1. Valorize o espaço com funcionalidade

Seja a sala de jantar grande ou pequena é necessário pensar na disposição dos móveis e, consequentemente, na funcionalidade desse ambiente. O espaço necessário para circulação deve ser de, no mínimo, 90 centímetros, já contando com as cadeiras ocupadas. Isso quer dizer que deve-se respeitar esse limite entre a mesa de jantar e a parede, ou outro móvel, para que as pessoas se movimentem livremente sem atrapalhar uma à outra.




2. O que precisa nas salas de jantar


Na hora de montar a sala de jantar muitas pessoas ficam em dúvida sobre o que usar nesse ambiente. Alguns itens são óbvios e indispensáveis, outros podem ser inseridos conforme o uso e o estilo de cada um.

De modo geral, uma sala de jantar para ser minimamente confortável e cumprir sua função, precisa contar com uma mesa, cadeiras e um aparador ou buffet. Você ainda pode optar por um bar, poltronas e mesas laterais ou uma cristaleira.

Confira a nossa linha completa de salas de jantar e escolha a ideal para sua casa!

CLIQUE AQUI

3. Como escolher as mesas e as cadeiras ideais

O tamanho da mesa e o número de cadeiras são calculados a partir do espaço que você tem disponível e do nível de utilização. Mesmo que você tenha espaço para acomodar uma mesa de oito lugares é importante refletir se um móvel desse tamanho é realmente necessário dentro do seu estilo de vida.

Outra dica é se atentar ao formato da mesa. Existem modelos retangulares, quadrados e circulares. Para uma sala de jantar pequena, o mais recomendado são as mesas retangulares, pois ocupam menos espaço. As mesas redondas e quadradas devem ser usadas em ambientes maiores.

Já em relação às cadeiras, elas não precisam ser necessariamente iguais à mesa. É possível usar cadeiras de tamanhos, cores e formatos diferentes, mas que tenham de preferência o mesmo estilo da mesa, por exemplo, uma mesa rústica com cadeiras rústicas ou uma mesa moderna com cadeiras modernas.

Para as mesas menores, prefira cadeiras menos volumosas, sem braços e com encosto baixo. 

4. Iluminação de arrasar

A iluminação é um ponto de muito destaque na sala de jantar e deve ser priorizada no projeto. É comum utilizar nesse ambiente iluminação direta sobre a mesa com o auxílio de luminárias e lustres pendentes.

Procure manter o equilíbrio entre a decoração da sala e o estilo da luminária. Um ambiente moderno pode usar sem medo lustres com design arrojado e diferenciados. Já as decorações mais clássicas e sofisticadas ficam ótimas com lustres de cristal e pingentes. Agora se a sua intenção é criar uma sala de jantar rústica aposte nas luminárias de vime ou madeira, por exemplo.

Inclua no projeto de iluminação spots para luz indireta. Eles ajudam a criar um clima mais intimista e aconchegante para um jantar mais especial. Mas, lembre-se que para conseguir esse efeito é importante usar lâmpadas amarelas.


5. Decoração de parede

Espelhos na sala de jantar ficam lindos, principalmente em ambientes compactos. E ainda são recomendados pelos especialistas em feng shui, que dizem que o reflexo da mesa multiplica a fartura e prosperidade da casa.

Um belo tapete e objetos decorativos, como vasos, plantas e quadros, complementam a decoração. Se preferir quadros, pode fazer uma composição com vários pequenos ou escolher um grande sozinho, que combine com o restante da decoração. Na decoração clássica, gravuras de frutas e flores são as preferidas da sala de jantar.


Já conhece o Espelho Anápolis? Ele é uma ótima opção para você decorar sua sala.

CLIQUE AQUI

6. Integração entre os ambientes

Se você não tem um espaço próprio só para a sala de jantar, não se preocupe. Hoje em dia é muito comum integrar os ambientes. Nesse caso, você pode montar a sala de jantar integrada à sala de estar ou à cozinha, especialmente se ela for de estilo americano.

7. Usar ou não usar tapete na sala de jantar


O uso de tapetes na sala de jantar levanta polêmicas. Tem quem defenda o uso e tem quem abomina. O fato é que ele pode sim ser usado e isso está diretamente relacionado com o gosto de cada um. Mas existem algumas regrinhas que precisam ser seguidas para garantir o bom uso do item e atestar que ela será, além de uma peça decorativa, também funcional.

O ideal é que o tapete possua uma textura baixa para não acumular sujeira e facilitar a limpeza. E cuidado para não causar acidentes com o tapete. Para isso, recomenda-se deixar uma sobra do tapete após as cadeiras, assim como todas as cadeiras devem ficar sobre o tapete, inclusive quando ocupadas. Isso evita que o móvel se enrosque e também impede a formação de rugas no tapete que podem causar tropeços e escorregões.

Fonte: Bonde | Decorfácil

Voltar
Móveis Lopas

Endereço


Rodovia Prefeito Adolfo Nicolato, Km 10,
Bairro Industrial – Rodeiro/MG
CEP 36510-000

©2020 Móveis Lopas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Melquior Comunicação e 909 Web Studio.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.