Contatos
Lojas

Blog

COMO DEIXAR O GUARDA-ROUPA MAIS CHEIROSO: 5 TRUQUES FÁCEIS E PRÁTICOS

6 de setembro de 2021

Quem não gosta de um armário perfumado na hora de se vestir? Não por acaso, “como deixar o guarda-roupa cheiroso?” é uma dúvida bastante comum. Muitas vezes, é frustrante retirar as peças que guardamos limpinhas e cheirosas e perceber que o aroma agradável foi embora! 

Vale ter em mente, ainda, que a preocupação vai além da sensação de bem-estar. A limpeza correta e periódica do guarda-roupa é imprescindível para evitar a formação de mofo e o próprio desgaste das peças. 

No artigo de hoje, listamos dicas valiosas para deixar seu roupeiro cheiroso – e devidamente higienizado. Confira! 

1. Bicarbonato + óleo essencial 

Esse truque é excelente para perfumar o armário e, de quebra, afugentar a umidade. Nas prateleiras e gavetas (inclusive com peças de cama, mesa e banho), coloque potinhos contendo um pouco de bicarbonato e algumas gotas do óleo essencial da sua preferência. 

Lavanda, flor de laranjeira, cedro e capim-limão são boas opções de essências para aromatizar suas peças e o próprio guarda-roupa.

2. Mistura para higienizar e perfumar o guarda-roupa 

Essa dica é chave! Além de cuidar das próprias roupas, é preciso focar na limpeza e na ventilação adequadas do móvel para prevenir microrganismos e evitar o mau cheiro. 

Com esse objetivo, tome nota da seguinte receita caseira: 

  • 2 colheres de sopa de sabão líquido de coco ou detergente;
  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de álcool de eucalipto. 

Em um recipiente, misture tudo até a formação de um líquido homogêneo. Em seguida, transfira a solução para um borrifador. Com a ajuda de um pano limpo, vá aplicando o conteúdo para limpar a parte interna do guarda-roupas (de preferência, remova todas as roupas antes da higienização). 

Para finalizar, não se esqueça de uma etapa crucial: a secagem. Além de arejar o ambiente, deixe as portas do armário abertas por cerca de uma hora. 

Observação: a mistura que ensinamos acima pode ser guardada por até um mês. Você pode utilizar o restante da solução para higienizar os demais armários da casa!

3. Sachês perfumados 

Os sachês aromatizantes são outra opção muito popular. 

Você pode deixar essas bolsinhas perfumadas entre as roupas nas gavetas, além de pendurá-las em cabides e suportes do próprio armário. Vale destacar a possibilidade de fazer os próprios sachês em casa: um truque simples é utilizar bolinhas de sagu, uma essência da sua escolha e saquinhos de organza ou TNT.


4. Xô, cheiro de guardado: solução para refrescar as roupas 

Se você deseja uma solução rápida para tirar o odor de guardado das peças, se quer renovar a roupa que usou uma única vez ou mesmo perfumar o guarda-roupa como um todo, fique de olho nesta dica! 

Você vai precisar de: 

  • 500 ml de água morna; 
  • 2 colheres (sopa) de amaciante; 
  • 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. 

Primeiro, coloque o bicarbonato em um borrifador, despejando a água morna logo em seguida. Agite o frasco para dissolver o conteúdo e finalize adicionando o amaciante à mistura. Pronto! É só aplicar nas roupas e/ou na própria estrutura do armário (não se esqueça de arejar bem e esperar o tempo de secagem, certo?).

5. Algodão/Papel + seu perfume preferido 

Outra estratégia bastante prática é aplicar seu perfume ou colônia preferido em algodões ou tiras de papel. Assim como os sachês aromatizantes, você pode posicioná-los em gavetas e prateleiras.

Atenção: não use sabonetes! 


O uso de sabonetes perfumados e decorados para aromatizar gavetas e roupas é relativamente comum – mas a prática não é recomendada! Isso porque os sabonetes tendem a manchar as peças, além de reter umidade dentro do móvel. Na dúvida, opte pelos sachês ou pelas diversas opções que listamos acima, ok?


Dicas extras para a limpeza do guarda-roupa no dia a dia 

> Uma vez ao mês, retire as peças e objetos do guarda-roupa para fazer uma limpeza completa do móvel. A dica aqui é usar partes iguais de água e vinagre branco, higienizando as superfícies com um pano limpo. Além de evitar fungos e desinfectar, o vinagre consegue retirar possíveis manchas de mofo do móvel; 

> Além do bicarbonato de sódio, o giz branco e o carvão são grandes aliados contra a umidade. Se tiver esse problema em casa, vale a pena deixar um potinho com os materiais no fundo do armário (tomando cuidado para não sujar as roupas);

> Ventilação é a palavra-chave. Para afugentar o mofo, a recomendação é abrir as portas e as gavetas do armário todos os dias, deixando-as arejar por cerca de 20 minutos;

> Para finalizar, aqui vai mais uma dica para aromatizar suas roupas: se seu frasco de perfume chegou ao fim, essa é uma oportunidade para aproveitá-lo. Coloque-o, sem tampa, no fundo do armário – a fragrância ainda será projetada durante algum tempo  no ambiente fechado! 


E então, gostou das dicas? Você já usa algum dos truques acima? Agora que conferiu como deixar seu guarda-roupa mais cheiroso, não deixe de conferir outros conteúdos em nosso blog.


Fonte: lavemcasa

Voltar
Móveis Lopas

Endereço


Rodovia Prefeito Adolfo Nicolato, Km 10,
Bairro Industrial – Rodeiro/MG
CEP 36510-000

©2020 Móveis Lopas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Melquior Comunicação e 909 Web Studio.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.