Contato Lojas

Blog

7 PLANTAS CALMANTES PARA COMBATER A ANSIEDADE

10 de janeiro de 2022

Muitas pessoas ao redor do mundo estão em quarentena, vivendo uma rotina completamente diferente da que estavam acostumadas. Esse tipo de situação, aliada a incerteza de quando conseguiremos retornar à normalidade, pode causar muito estresse e ansiedade. Por isso todas as formas de encontrar equilíbrio e serenidade para atravessar esses dias difíceis são importantes. Mas você sabia que existem plantas que são capazes de transformar a energia de uma casa, melhorar a qualidade do ar, reduzir o estresse e ajudar a diminuir o ritmo?

Listamos 7 plantas calmantes para combater a ansiedade, que vão te ajudar a acalmar a mente e a não perder o domínio da situação, mantendo sua saúde mental em dia.


Lavanda ou Alfazema

Essa família de plantas é mais usada na aromaterapia. Os óleos presentes na lavanda, também chamada alfazema, são usados há muito tempo na fabricação de perfumes, sabonetes e sachês. Sabe-se, contudo, que seu óleo essencial bate de frente com o estresse e ansiedade, ele também ajuda na digestão e combate a insônia. Se a ansiedade está lhe rendendo madrugadas em claro, a lavanda pode deixar sua mente mais aberta a bons sonhos.

Existem até mesmo evidências científicas de que um dos óleos da lavanda, o álcool perílico, pode vir a ser usado no tratamento do câncer.

Lave suas preocupações:

Um banho quente é uma das formas mais agradáveis e seguras de acalmar os nervos. Para incrementá-lo, ponha a erva desidratada (também pode ser camomila ou valeriana) em um saquinho de gaze e amarre-o próximo do vapor do chuveiro ou sob a torneira enquanto a banheira enche. Depois é só relaxar.

Outra dica é passar um pouquinho de óleo de lavanda nas têmporas e na fronte e sentar-se em silêncio por alguns minutos.

Camomila

Por sua ação sedativa, é aconselhada a pessoas ansiosas. Seu chá é muito conhecido por acalmar os nervos, mas os benefícios dessa erva não param por aí. A camomila possui mais de 12 substâncias químicas ativas nas suas flores e folhas, que não apenas controlam o estresse, mas também aliviam o desconforto estomacal.

Receita de chá:

Faça o chá das folhas e flores (20 g para 1 litro de água). Tomar 5 xícaras ao dia.


Alecrim

Além de possuir efeito calmante e combater a ansiedade, o alecrim é também uma das ervas mais completas em termos de benefícios da saúde. Os seus óleos essenciais favorecem a produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. O alecrim também é muito utilizado como aromatizante de ambientes já que seu aroma além de relaxante é muito agradável.

Receita para relaxar:

Se tiver banheira, experimente acrescentar 4 gotas de óleo de alecrim e 2 gotas de óleo de hortelã, para um revigorante banho de imersão.


Valeriana

Embora não tenha um cheiro agradável, a erva valeriana auxilia no alívio da ansiedade.

Esta espécie proveniente da Europa teve seus benefícios descobertos há pouco tempo aqui no Brasil. Também conhecida como erva-dos-gatos (por ter efeito eufórico nos bichos), possui propriedades medicinais e fitoterápicas que trazem benefícios ao corpo humano, atuando como um calmante natural contra a ansiedade, depressão, estresse e insônia, por exemplo.

Receita de chá:

Colocar 10 g de raíz de valeriana numa panela com 500 ml de água e deixar ferver durante 10 minutos. Deixar repousar por 5 minutos, coar e beber 2 xícaras por dia.


Hortelã

Popularmente usada para fazer chás, a hortelã é um calmante natural. Seu perfume característico é relaxante, o que faz com que a erva seja muito usada na aromaterapia.

A hortelã está entre as melhores ervas para tratamento de problemas digestivos e dor intestinal. Seus óleos essenciais, principalmente o mentol e a mentona, relaxam os músculos lisos. Também é um descongestionante poderoso. Um estudo constatou que o mentol, presente na hortelã, tem propriedades analgésicas significativas, sendo ótima para aliviar dores e relaxar os músculos.

Receita para combater a ansiedade:

Pingue duas gotas de óleo de hortelã em um pano ou lenço de mão, aproxime-o do nariz e inale profundamente.


Manjericão

O manjericão ajuda a melhorar o humor. A erva muito usada na culinária mediterrânea tem um aroma característico, que dá energia e melhora o ânimo. É uma das espécies usadas em óleos essenciais que podem aliviar os sintomas de cansaço e combater a ansiedade.

Receita de chá:

Adicione 10 folhas de manjericão em 1 xícara de água fervente. Deixe repousar por 5 minutos, espere amornar, coe e beba a seguir.


Passiflora

Por fim, originária da família do maracujá, é um dos fitoterápicos calmantes mais cotados para facilitar o sono. Essa planta é conhecida há milhões de anos por suas propriedades tranquilizantes. Mas além da ação calmante, ela também pode ajudar a evitar a depressão devido à sensação de bem-estar que ela proporciona. Seus componentes químicos primários, calcalóides e flavonoides agem de forma relaxante e antidepressiva no organismo.

Receita de chá:

Coloque 2 colheres de chá de passiflora seca em uma xícara de água fervente e deixe repousar durante 10 minutos. Depois coe e beba até 3 vezes por dia.



Fonte: A Casa Delas

Voltar
Móveis Lopas

Endereço


Rodovia Prefeito Adolfo Nicolato, Km 10,
Bairro Industrial – Rodeiro/MG
CEP 36510-000

©2020 Móveis Lopas. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Melquior Comunicação e 909 Web Studio.

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar nossa publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você aceita a política de monitoramento de cookies. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.